Carabina de Pressão, como engatilhar corretamente

Engatilhar corretamente a carabina de pressão é o aspecto mais básico e primário para garantir a longevidade do equipamento, e a própria segurança do atirador.
Porém, no dia-a-dia, vemos que muitas pessoas não se atentam aos cuidados e riscos envolvidos, e fazem de forma inadequada.
Por isso criamos este tutorial afim de orientar corretamente quem esta iniciando no tiro esportivo.
Vale ressaltar que neste post vamos nos ater às carabinas spring(de mola ou gr), com sistema de engatilhamento por basculamento do cano.
1-Apoiar a carabina sobre perna: Para apoiar corretamente você deve colocar a soleira sobre a perna, voltar a ponta da carabina para um lugar seguro, e segurar com firmeza a coronha com uma das mãos.
Isso oferece maior apoio e segurança para armar a carabina.
Muitos apoiam na barriga, peito, cintura, mas isso pode lesionar estas partes mais “moles” do corpo.
Outros apoiam no chão, ou em algum objeto, porém isso pode danificar a soleira de sua carabina.
2-Liberar o cano:
quebrando-cano
Para liberar o cano dê uma batida leve e firme na ponta do cano.
3-Inserir o chumbinho:
inserindo-chumbinho

A forma mais segura é colocar o chumbinho antes de bascular o cano. Assim não corre o risco de efetuar um disparo acidental.
A maioria dos atiradores colocam o chumbinho após o basculamento, pois fica mais fácil inseri-lo. Porém o risco de ocorrer algum acidente é maior.
Um exemplo disso é no caso de estar inserindo o chumbinho com o cano basculado, e ocorrer um disparo acidental. O cano retorna com muita força, podendo provocar ferimentos mais sérios ao seu dedo.
Hoje em dia, com carabinas mais modernas e bem projetadas, é mais raro ocorrer,  mas antigamente era até bastante comum.  Por este motivo, algumas carabinas ficaram conhecidas como “decepa dedo”.
Caso, ainda assim, opte por bascular o cano antes de inserir o chumbinho, segure com bastante firmeza a ponta da carabina enquanto estiver realizando a operação.
4-Bascular o cano:
basculando
Esta operação é a que exige maior cuidado e segurança do atirador.
Segure com firmeza na ponta do cano, com cuidado de não colocar a mão na massa de mira. Algumas espingardas possuem o Muzzle Break, que oferece maior apoio para esta operação.
Então deverá “dobrar” o cano para baixo até o final do curso. Este movimento é conhecido como “bascular o cano”. Ele deve ser feito até ouvir um click, característico do engatilhamento.
É IMPORTANTÍSSIMO que faça este movimento de forma firme, rápida, continua e uniforme, sem gerar qualquer resistência.
Caso o faça de forma lenta, ou em que seja necessário muito esforço, com o tempo o cano tende à empenar(entortar), diminuindo sua precisão, ou mesmo inutilizando o mesmo.
Também é importante que não “escape” de sua mão durante o movimento, pois caso ele retorne, a chance de ocorrer o empenamento é praticamente certa.
Fica então evidente, que quanto mais potente uma carabina, será necessário mais força e prática por parte do atirador. Caso contrário maior a chance de que tenha algum problema ou dificuldade no engatilhamento.
Portanto, é importante levar isso em conta na hora de definir a potencia da carabina desejada. De nada adianta adquirir uma carabina muito potente , se não tiver condição física de arma-la corretamente.
5-Fechamento do cano: Para retornar o cano não necessita de muito esforço, pelo contrário, normalmente o esforço é praticamente nulo.
Porém deve-se ter muito cuidado e atenção, pois é importante que não entre com muita velocidade, para evitar o empenamento, mas também não deve ser muito lento, caso contrário o esforço para fechar será muito maior.
Para finalizar, sabemos que cada um tem um jeito que acha mais adequado e mais confortável para realizar o procedimento. Mas este é o método que consideramos mais adequado, pela segurança que oferece, e por garantir maior vida útil para seu equipamento.
Fonte: Ventureshop

Qual Escolher, Luneta, Red-Dot ou Mira Aberta?

Se você esta adquirindo seu equipamento de tiro, ou já tem um, com certeza já se perguntou qual o melhor acessório para fazer suas miras: Luneta, Red-Dot, ou deixar com a Mira Aberta?
Cada um destes acessórios tem funções específicas, e apresentam vantagens e desvantagens. Dependendo do equipamento utilizado e finalidade do disparo um será mais indicado que outro.
Então vamos entender as principais diferenças entre eles:
Mira Aberta:
miraaberta
Nos referimos à mira aberta sempre que não se faz uso de nenhum equipamento óptico.
As miras abertas normalmente são formadas pela alça e massa de mira.
Neste sistema, o atirador deve fazer a visada de forma tal a alinhar o alvo com a massa, e esta com a alça.
É super acessível, uma vez que, normalmente, já acompanha o equipamento de tiro.
Seu uso é bastante intuitivo, e, pode ser utilizado com eficiência por atiradores novatos e experientes.
Existem inúmeros formatos, tipos, e sistemas de alça e massa de mira. Uns extremamente eficientes, outros nem tanto. A qualidade de uma carabina muitas vezes esta ligada à qualidade da mira que ela possui.
Independente da eficiência, este tipo de mira é mais indicado para curtas distâncias(até 20 metros).
Mira Holográfica:
red-dots
As miras holográficas, também conhecidas como Red-Dots, ou Green-Dot, são ótimas para quem precisa fazer visadas rápidas, com um tiro mais intuitivo.
Normalmente tem uma objetiva grande, que gera um ponto luminoso em sua lent. Este ponto luminoso pode ser verde ou vermelho. Daí o nome de green ou red-dot.
Elas não produzem aumento(ou aproximação) do alvo.
Elas proporcionam uma visada muito rápida, já que não precisam de nenhum tipo de alinhamento(como visto anteriormente nas miras abertas), basta posicionar o ponto vermelho(ou verde) sobre o alvo, e efetuar o disparo. Por isso é muito indicada para tiros curtos e rápidos.
Indicada para tiros mais intuitivos, de média e curta distância, com alvos ou atirador em movimento.
Não é recomendada para tiros de precisão extrema(como competição por exemplo), à longa distância, já que não tem aproximação, e, o ponto vermelho cobre relativamente o alvo, tornando a visada mais referencial. Quanto mais distante o alvo, mais evidente fica esta deficiência.
Pode ser usada com todo tipo de equipamento de tiro: carabinas, rifles, pistola, airsoft, besta, etc.
Luneta:
lunetas
As lunetas são equipamentos ópticos que tem por objetivo “aproximar” o alvo do atirador.
Existe uma infinidade de modelos no mercado, com maior ou menor aproximação, com mais ou menos recursos, vários tipos de retículos. Enfim, existem Lunetas para todos os “bolsos e gostos”.
Elas “aumentam” o alvo, o que permite visualizar e atingir alvos com mais eficácia à maiores distâncias.
São o sonho de todo atirador, pois da a impressão de garantir maior precisão e alcance aos disparos.
Muitos acreditam que atirar com luneta é mais fácil. Mas isso não é verdade.
A eficácia de uma luneta esta diretamente ligada à qualidade da mesma, da arma, e principalmente à habilidade e conhecimento técnico do atirador.
Este precisa saber como fazer a instalação adequada, como regular a mesma,  reconhecer todas as variáveis pertinentes ao disparo, conhecer a balística de sua carabina e do projétil selecionado.
Enfim, um tiro de luneta é MUITO mais técnico do que com mira aberta, e red-dot.
Recomendamos este tipo de equipamento para quem já tem uma certa experiência com tiro, e tem um conhecimento mais aprofundado em balística.
São indicadas para tiros fixos, com a arma perfeitamente alinhada e parada, e, de preferência, em alvos imóveis, à media e longa distância. Para tiros de curta distância este equipamento não é indicado.
Esperamos que este texto ajude a definir o acessório mais indicado para seu equipamento de tiro.

Espingarda de Chumbinho ou Carabina de Pressão?

Qual a diferença entre Carabina de Pressão e Espingarda de Chumbinho? Essa é uma pergunta que muitos nos fazem. Na verdade não tem diferença nenhuma.
Antigamente, quando entraram no mercado, as armas de pressão eram popularmente conhecidas como Espingarda de Chumbinho. Esta denominação para estes equipamentos foi usada por muitos anos, e inspirava um equipamento mais simples, menos sofisticado.
Com a evolução da tecnologia, o surgimento de novas armas, e a especialização de equipamentos, e, praticas esportivas que exigem equipamentos mais profissionais, houve a necessidade de atribuir um novo “nome” que fizesse jus à sofisticação destes rifles.
Por isso, hoje, é mais fácil encontrar o termo Carabina de Pressão para fazer referência à estas armas. Esta foi uma forma “marqueteira” de diferenciar os “produtos”.
Hoje, com esta especialização, você pode encontrar carabinas de pressão voltadas ao tiro esportivo, à caça, ao lazer. E para cada um destes segmentos, existem armas específicas e mais apropriadas.
Por exemplo, no tiro esportivo, você pode ter uma arma que tenha um desempenho legal para Bench Rest, e outra mais adequada para Field Target.
Para caça, você encontra armas adequadas para caça mais leve ou mais pesada.
Para o lazer, você encontra armas mais destruidoras, ou mais precisas. E assim por diante.
Até mesmo o chumbinho vem ganhando outras denominações para justificar a sua diferenciação, por exemplo: projétil, pellet, munição.
Então não se assuste ao procurar por uma espingarda de chumbinho, e só encontrar carabina de pressão. Basicamente é a mesma coisa, mas para encontrar um equipamento adequado à sua necessidade, é sempre bom contar com pessoal mais experiente.
Nossa equipe esta à sua disposição para o que precisar! Conte com a gente!
Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, deixe seu comentário, teremos imenso prazer em responde-lo!
Fonte: Ventureshop

Carabina Nautika NTK Pump - T 5.5 MM Review

Matéria muito bacana do pessoal da VentureShop.
Opa Galera!
Gravamos recentemente com a Carabina de Pressão Pump-T da Nautika, estava nublado e com chuva, mas fizemos questão de gravar e apresentar para vocês este review.
Essa Carabina é uma Multi-Pump, o ar é comprimido por ação de bombeamento manual, que carrega a válvula de ar. Ela pode ser bombeada até 8 vezes, e cada vez que você aciona e comprime o ar, a carabina fica mais potente, chegando a alcançar 200fps.
Ela pode ser comparada como uma PCP, uma vez que seu cilindro comprime o ar, o recuo e a vibração são quase reduzidos à zero. Claro, não se compara à potência de uma PCP. Para mais informações acesse o site. Então confiram o vídeo que ficou super legal com nosso atirador Guilherme.
De início utilizamos uma garrafa pet e um spray como alvos para uma distância de 10 metros, percebemos que por ser uma carabina de entrada, pode também fazer estragos!
Mas por ser uma carabina de entrada, muitos questionam sua efetividade a uma distância maior. Utilizamos como alvo uma bexiga na distância de 30 metros. E o resultado foi muito bom! Agora você pode também testar com maiores distâncias, ela vai dar conta do recado!
Nessa gravação utilizamos o chumbinho Rossi Match 5.5mm com 5 bombeadas na Carabina. Sempre recomendamos utilizar o mesma quantidade de bombeadas, pois os tiros sairão sempre com a mesma velocidade.
Carabina Nautika NTK Pump-t  é ideal para você que procura uma arma com custo x benefício.
carabina-pumpt
Nós da VentureShop testamos e aprovamos! E você o que achou?!

Saiu no Globo Esporte - MPE e CAT vencem campeonato de Carabina de Ar Comprimido

Link Globo Esporte: MPE e CAT vencem campeonato de Carabina de Ar Comprimido

Encerrou na tarde deste domingo (10) o campeonato de carabina de ar comprimido, 'A Amazônia é Nossa'. O evento esportivo é realizado pelo Clube do Atirador em parceria com a Federação de Tiro Prático do Amapá (FTPAP), e teve início no sábado (9). Ministério Público do Estado e o Clube do Atirador foram as equipes campeãs. Cinco equipes participaram das disputas no stand de tiro do 34º Batalhão de Infantaria e Selva do Exército, no Amapá.
MPE e Clube do Atirador vencem campeonato de carabina, no AP (Foto: Wellington Costa/GE-AP)Competidores do campeonato de carabina 'A Amazônia é Nossa' (Foto: Wellington Costa/GE-AP)
Na categoria 25 metros, o título ficou com a equipe do Ministério Público do Estado, que somou 295 pontos, em segundo lugar aparece o Clube do Atirador com 277 pontos, seguido pela equipe do Fórum de Santana que obteve 179 pontos. Já na categoria 4,5mm, 10 metros, o Clube do Atirador terminou em primeiro lugar com 360 pontos, Ministério Público do Estado em segundo colocado com 350 e Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) em terceira colocação com 326 pontos. O campeonato é uma competição extra no calendário da FTPAP e não soma pontos para o ranking estadual.

MPE e Clube do Atirador vencem campeonato de carabina, no AP (Foto: Wellington Costa/GE-AP)Marcione Belo, massoterapeuta e praticante do tiro

esportivo (Foto: Wellington Costa/GE-AP)
Mesmo sem figurar entre as equipes vencedoras, a massoterapeuta Marcione Belo, integrante do Lacen, gostou do desempenho que obteve na competição.
- Me surpreendi com o resultado. Apesar do pouco tempo praticando o tiro de carabina, percebo que estou ficando cada vez melhor. Com certeza esse bom desempenho é fruto de muita dedicação, - falou com alegria.
Apesar do caráter experimental da competição, a previsão é de que para 2014 ela conte pontos para o ranking estadual, explica Alexandre Lima, presidente do Clube do Atirador.
- A ideia é incluir essa prova no calendário da federação. Vimos o excelente desempenho dos competidores, sinal de que os atletas estão bem preparados, - finalizou.