O que realmente faz um atirador de elite?

Um atirador de elite é um soldado altamente treinado que se especializa em atirar em alvos com rifles modificados de distâncias incrivelmente grandes. São também peritos em ações furtivas, camuflagem, infiltração e técnicas de observação.


Foto cedida pelo Departamento de Defesa Centro de Informação Visual de Defesa
Um atirador de elite dos fuzileiros navais dos Estados Unidos mira um alvo através do visor telescópico do rifle leve para atirador de elite Cinqüenta Modelo 82A1 de 12,7mm (.50 caliber)

 
Os atiradores de elite das forças armadas são utilizados numa variedade de missões no campo de batalha e sua missão primordial não tem nada a ver com puxar um gatilho. O papel principal do atirador de elite no campo de batalha é reconhecimento. Por atiradores de elite serem mestres da dissimulação, servem perfeitamente para se esgueirar atrás das linhas inimigas para fornecer ao comando informações sobre o tamanho, força e localização do inimigo.

Quando a missão exige, atiradores de elite podem também desmantelar e desencorajar o inimigo com alguns poucos tiros de rifle bem colocados. Em vez de enfrentar toda a força do inimigo como a infantaria tradicional, esses atiradores concentram seus esforços em "caçar" pessoas-chave: oficiais, pilotos, motoristas de blindados, técnicos e operadores em comunicação. Com tiros precisos que matam sem aviso, soldados atiradores de elite quebram tanto a disposição quanto a capacidade de lutar do inimigo.

Quando não há um objetivo específico, um atirador de elite procura alvos de oportunidade. Seguindo os movimentos do inimigo, eles esperam pacientemente pelos soldados que nada suspeitam apresentarem a oportunidade para um tiro perfeito. Um oficial fazendo uma pausa para fumar um cigarro, um piloto fazendo a inspeção pré-vôo de seu helicóptero, um soldado armado em patrulha, esses são todos alvos de oportunidade.

"Você quer fazer o melhor para ajudar seus companheiros ao máximo". Isto é o que o Atirador tinha a dizer sobre como selecionar alvos de oportunidade. Ele continua:

... quando está nas forças armadas, você tem experiência para saber como age um comandante. Você conhece um soldado raso, um soldado qualquer geralmente vai sentar atrás de um monte ou em um buraco com sua arma. Olhando, você pode dizer quem é quem: 'Muito bem, este cara está em comando e aquele não é ninguém', só pelo jeito dele agir. Essa é uma das razões pela qual você não deve fazer continência a oficiais no campo. Digamos que, no campo, você está lá observando e algum cara passa e faz continência a alguém, você sabe que ele é um oficial. Essa é uma das coisas em que você repara.

Atiradores de elite também são utilizados em funções de apoio. Essas funções de apoio podem ser uma posição de observação ou uma ação de bloqueio. Quando o atirador está numa posição de observação, ele se coloca em um local dissimulado que lhe dá uma visão clara do campo de batalha. De lá, ele pode apoiar a força de assalto eliminando forças inimigas que estão colocando em risco o avanço do pelotão. Em uma ação de bloqueio, esses atiradores se posicionam para ajudar a manter uma posição que é controlada por seus pelotões. Podem se posicionar em cima de um telhado e auxiliar as forças no solo a defenderem sua posição.

Foto cedida pelo Departamento de Defesa Centro de Informação Visual de Defesa
Atiradores de elite sobre um telhado numa ação de bloqueio

Esses atiradores de elite não atiram só em pessoas. Eles freqüentemente recebem ordem para destruir alvos materiais. Um atirador de elite pode atirar em geradores, rádios, transmissores ou em suprimentos de combustível e água. Colocar uma bala de calibre .50 (12,7mm) no bloco do motor de um helicóptero ou caminhão é tão eficiente quanto colocar uma no homem que o pilota ou dirige.

Atiradores de elite são o que os estrategistas militares se referem como multiplicadores de força. Colocado de uma forma simples, um multiplicador de força é um indivíduo ou uma pequena equipe que, através do uso de táticas especiais, pode causar danos a uma força muito maior. O que é impressionante sobre esses atiradores é que eles são capazes de multiplicar a força sem jamais terem que enfrentar diretamente o inimigo.

Por causa da natureza de suas missões, atiradores de elite deslocam-se com muito pouco equipamento, movendo-se pacientemente sob a cobertura do mato ou da noite. Mas eles nunca andam sozinhos. Equipes de atiradores de elite freqüentemente têm que ficar imóveis por horas ou dias seguidos para evitarem ser detectadas, esperando pelo momento certo de disparar o tiro. Na próxima seção, aprenderemos como equipes de atiradores de elite trabalham juntas para conseguir "o tiro perfeito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário